miércoles, 4 de marzo de 2015

Os amigos de longe... e os de perto

Acredito que todos temos amigos, mas nem sempre sabemos quem é o quais são.
Gostamos daquele que sempre fala bem na nossa presença, que nunca nos confronta ou nos exorta quando estamos perdendo o rumo da nossa existência.

Achamos bacana os que saem conosco para falar dos outros, mas não queremos os que vasculhem na nossa alma os nossos conflitos.

Amamos aqueles que curtem nossas publicações nas redes sociais, mas do que aqueles que se importam pela nossa existência.

Creio que, por causa do nosso egoismo, não conseguimos diferenciar o bajulador do amigo. Isto também porque cremos - infelizmente - que aquele que sempre fala bem de nós quer o nosso bem, e achamos que o "chato" sempre está na procura dos nossos defeitos.

Mas,se não fosse por aqueles que nos confrontam com amor, certamente não seriamos o que somos hoje. Uma palavra de ânimo sempre será confortante, mas uma repreensão dada por alguém que nos ama nos faz crescer, nos ajuda a olhar nos nossos defeitos, e assim é que nos tornamos pessoas maduras e completas.

Por isso Deus é um Deus de Comunidade, é o padrão divino de convívio e perfeição mutua. Ele é uma Comunidade que se relaciona em Santo Amor (Trindade), e espera essa relação entre nós como Igreja, o reflexo da sua Vida Eterna em nós.

Eu, particularmente, tenho amigos que sempre que podem me lembram de quão difícil é tentar se relacionar comigo. Confrontam minhas fraquezas, e entre piadas e risos, praticamos a prestação de contas, abrimos o coração e confessamos as nossas dúvidas e projetos, e entre comidas e saídas vamos nos afirmando como amigos, pessoas e Filhos de Deus,

Como pastor, tenho o costume de ouvir pessoas vir até o meu gabinete e abrirem o coração, procurando uma resposta que venha de parte de Deus para eles; comumente procuro que sejam eles mesmos os que descubram suas próprias respostas em oração e meditação na Palavra do Senhor. Mas, quem escuta minha alma na hora do desespero? A quem eu posso ir buscando um conselho sábio? Ai Deus coloca pessoas para me ajudar na minha vida, e sou grato a Ele por isso.

A pessoa mais importante na minha vida é minha esposa, depois vem meus filhos, meus amigos e a Igreja Local, porque sem o apoio dos primeiros não teria como servir à Igreja de Cristo.

Aos meus amigos na Venezuela e no Brasil, meu abraço e carinho, além da gratidão que tenho por me aguentar em todos estos anos. E que Deus nos conceda mais e mais momentos de comunhão e felicidade juntos!
Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Prv 27:17)

No hay comentarios: