sábado, 26 de marzo de 2011

Ultimas noticias da fa família Arias Piña na Venezuela

"Hace calor" é a frase que está nas bocas dos venezuelanos nestes dias, quer dizer que está muito quente o dia, se quiser dizer que está quente alguma coisa falaria que "está caliente el agua (la comida, etc)" jamais fale "el tiempo está caliente", a frase correta é "hace calor".
Está quente nestes dias, é o começo de Abril, dá para percever que a Semana Santa está próxima.
Na Venezuela, a Semana Santa e o calor são sinônimos, não tem como separar os dois, é como o hidrogênio e o oxigênio que se misturam para criar a água, não tem uma sem a outra. Na verdade as pessoas gostam de ir para a praia a combater o calor com o sal do mar, particularmente eu acho isso de bobagem, mas cada quem acha o melhor para vencer esse terrivel amigo das ferias.
Eu gostaria de viajar a Mérida, sim, Mérida da Venezuela, o paraiso do frio no meu pais, quer ver...
Lá no Mérida está as cinco maiores montanhas no meu país, um pouco acima dos cinco mil metros está o Pico Bolívar, o maior, logo estão o Espejo (Espelho), Humboldt, Bompland e Aguila (Águia) o único que dá para chegar em carro (já sofri de rarefeito leve duas vezes lá). Dá para chegar ao Espejo via Teleférico (o mais alto e longo do mundo, em reforma agora), e se tiver boa forma, pode ir desde aí até o Bolívar com guias.



Outra opção é a Colonia Tovar, cidade que fica a 100 Km da minha cidade, no meio do Parque Nacional Henry Pittier (a mesma que tem as montanhas verdes da minha cidade), é um pequeno povoado de descendentes dos alemães que chegaram no século XIX para ensinar aos camponenses das terras a melhoras as técnicas de cultivo. É muito bom para ficar vários dias (a primeira parada da minha lua de mel foi lá), tem morangos, pêssegos e uvas, tudo de lá a bom preço.






Notícias
Igreja 4C Chinesa
Começamos a ajudar à Igreja Chinesa da nossa cidade a trabalhar no ensino do espanhol para chineses, Fernando está sempre sorrindo quando ouve eles tentando falar a nossa língua. Pronunciar o som da nossa "r" não é moleça, mas ouvindo falar eles na sua língua (alguns deles falam cantones) e quando o pastor da Igreja (ele é do Hong Kong) fala que ainda não conhece todas as figuras da sua escrita fico apavorado. Ele acha que qualquer um de nós poderia demorar até 10 anos para aprender a um nível medio a língua cantonesa, e esse é - para ele - o sinal que alguém tem o chamado missionário para estar lá. Eu posso dizer que as pessoas que vão morar lá - e é claro que estou incluindo aos chineses também - são pessoas com um excelente nível inteletual.
Meu trabalho até agora lá é do "babá" de Juan Marco, dar mamadeira, brincar com ele, assistir ele em tudo quanto ele precisar. Vamos ver se ele consegue aguentar ao seu pai.
Maracay Community Church
Recevemos vários convites de pregação neste tempo. De fato gostaria de contar algo que aconteceu justamente na última vez que fomos lá.
Ao chegar na Igreja, recevemos a folinha que eles dão com as canções, e a capa era o Salmo 23.1 em inglês, o engraçado era que a pregação estava baseada nesse texto, assim que preguei nesse texto e desenvolvi a ideia do cuidado amoroso do nosso Deus como Pastor.
Ao sair da igreja, a Lizet me conta que alguém comentou para ela que para o líder de louvor a pregação foi um manancial porque seu irmão está na cadeia injustamente (e as nossas cadeias não são boas de jeito nenhum), e receveu o consolo de Deus. À tarde recevi um msm de uma das líderes da igreja contando como uma família o dia anterior tiveram um problema com o carro e também lembraram do Salmo nessa hora. E da mesma forma, nas aulas de dicipulado da igreja falaram desse trecho. Foi marcante e damos Glória a Deus por isso.
Deus nunca deixa de nos surprender.
Primera Iglesia Bautista de Maracay El Buen Pastor
Na nossa igreja estamos na reta final, a semana passada começamos a receber alguns candidatos para pastor (ainda não sabemos se vamos concorrer para ser Pastores da Igreja) Estamos orando por isso. Continuamos nas aulas de EBD e assistindo em algumas necessidades deles. A próxima semana começamos um discipulados com dois jovens com potencial de liderança dentro da Igreja. Eles tem muita necessidade, não somente de um Pastor, também de uma liderança forte e saudável, de membros com compromisso e dispostos a lutar para que possam crescer.
Convenção Batista Venezuelana e do Estado Aragua
Estamos ainda esperamos em Deus por uma resposta da Convenção no concerniente à proposta do Acampamento.
Existe a possibilidade de ajudar a nossa Associação no estabelecimento de uma igreja num bairro grande chamado "Caña de Azúcar" (Cana do Açucar), estejam também orando por isso por favor.
A Lizet foi para uma palestra de capacitação de trabalho com crianças, é parte do ministério do Kids Games, também duas irmãs da igreja assistiram, foi muito bom e o material é ótimo.
Outras atividades
A semana passada tive um pequeno bate-papo com o namorado da minha cunhada, eu até poderia falar que é o meu discipulo, ele vem lendo a Bíblia toda desde o ano passado, e confrontei ele para que faça a sua decisão de conversão, ele entende tudo - até melhor que muitos cristão que conheço - mas acho que Deus está levando ele a um momento na vida onde não vai ter outra coisa que crêr e se arrepender dos seus pecados. Peço oração por ele, seu nome é Isaed.
As crianças
Fernando está ótimo na escola, já receveu seu primeiro histórico escolar e tudo foi muito bom. Têm poucos amigos e ainda está se acostumando a sua própria nação. O choque para ele tem sido difícil, e as vezes fala de voltar ao Brasil, a gente é consciente da sua situação, e estamos na procura de dar soluções para ele para que possa avançar em tudo quanto necessitar.
Juan Marco é caladinho, olha tudo com curiosidade e fala pouco (graças a Deus), está gatinhando muito e já está tentando andar aos poucos, é muito engraçado e todos estamos felices com ele.
Notas várias
Se vocês gostam de ir para praia em Semana Santa, uma viagem às praias do Caribe é obrigatório, a uma hora da minha cidade (depois das montanhas) está o Mar Caribe

Na foto está a praia de Cata, a uma hora e meia da minha cidade, quem quiser vir me fala e eu arrumo a casa que a Convenção tem para Pastores e líderes Batistas lá (falo serio), o que não garanto é o transporte, mas a gente da um jeito.

No hay comentarios: