sábado, 5 de marzo de 2011

Bom dia pessoal!!!!!!!!!!!!


Depois de tanto tempo sem escrever, vou dar um breve resumo de toda esta caminhada nos últimos seis meses desde que voltamos do Brasil.

A viagem tem sido longa, com as dificuldades próprias daquele que volta a morar de novo no seu pais depois de muito tempo. Mas tem sido um tempo de aprendizado, de dependência de Deus, de caminhar confiando no seu cuidado e bondade.

Nossa chegada na Venezuela teve o recebimento de uma das irmãs da Lizet, ela nos levou ao Museu de História da Venezuela em Caracas (é claro que a foto do Fernando é alí, onde explicam como eram os barcos na luta pela Independência da Espanha), conheceram a Juan Marco e passamos poucos dias lá. De volta a cidade jardim da Venezuela (Maracay, a minha cidade) ficamos na casa do meu pai por volta de mes e meio, logo na casa de outra irmã da Lizet por outro mes e meio até estar onde moramos atualmente: alugamos um apartamento a uma tia da Lizet perto onde morábamos antes de viajar.

Neste ano a minha cidade vai cumprir 310 anos, e o pais vai ter 200 anos da Declaração da Independência da Espanha, então estamos num momento histórico importante na vida da nossa nação, e estamos felices de viver aqui, embora a saudade é muito forte.

Até agora estou trabalhando numa empresa de construção como Engenheiro de Projetos e Execução, a adaptação no começo não foi fácil e até minha chefa pensou em me demitir, mas graças a Deus as coisas têm melhorado muito neste ano, já aconteceu momentos que falamos de Jesus, a Bíblia, Deus (0 sincretismo aqui é muito forte, além do secularismo e o desejo de possuir bens materiais) e estamos orando para que Deus esteja ministrando os corações deles.

Com relação a nossa Igreja aqui na nossa cidade, estamos na Primera Iglesia Bautista de Maracay El Buen Pastor (o nombre é muito comprido mas é assim mesmo), até agora não tem Pastor mas dessistimos dela por muitas razões pessoais e ministeriais. Mas estamos ajudando na Comissão que está na procura de um novo Pastor, pregando, ensinando e aconselhando à liderança em algumas situações (sempre quando for solicitado). Além disso, a Igreja de fala inglesa na cidade (Maracay Comunity Church) tem me convidado três vezes a pregar nela, mas sempre em espanhol (ficou um pouco envergonhado de falar inglês diante de Trinitários, Norteamericanos e pessoal do Canadá), e outra igreja já nos fez o contato para pregar num Congreso no mês de Julio deste ano.

Com a Convenção Nacional Batista Venezuelana fizemos contato no ano passado, e nos ofereceram trabalhar num projeto de melhoras no Acampamento Batista que está na cidade de Campo Carabobo a 40 Km de Maracay, ela tem certo coisa que me lembra ao MTC (de fato querem mudar o Seminário Batista para lá) e o propósito é fazer um Condominio para vender, constroir as casas que faltam no Seminário e a Sede da Convenção, a idéia comigo é que eu seja o Engenheiro Chefe de todo isso. O problema é que até agora não tem conseguido o financiamento para começar os trabalhos, e existe a ameaça de expropiar o quintal (60 hectáreas aproximadamente) para uso de Governo, assim que, é um motivo de oração.

Lizet quer trabalhar numa igreja chinesa na nossa cidade, já fizemos os contatos para assistir nas aulas de espanhol para eles, e será a nossa porta alí. Isso aí é outro motivo de oração.

Estamos trabalhando num projeto que involve outros amigos que, ao igual que nós, trabalharam em Missões, querem voltar ao campo, e a Igreja tem dificuldades para isso. Daí que a nossa idéia é a auto-gestão, conseguir fundos por outros medios além das igrejas e sair ao Campo com investimento feito por nós mesmos. É como abrir uma empresa que nos dé a capacidade de ter os recursos para sair e nos manter. Mas como alguns de vocês já sabem, a dificuldade de tirar o dinheiro do pais é grande, por isso ali tem outro motivo de oração.

Com relação ao Andrés e a Sinly, eles estão bem, se inserindo na cultura e na igreja deles, temos tido várias reuniões onde compartilhamos e lembramos do tempo no Brasil. Estão na procura de sustento para continuar sua caminhada missionária. Estamos todos ainda no mesmo barco, embora pareça que serão rumos diferentes pelos alvos que cada família almeja alcançar para o Reino de Deus, mas graças a Deus que nos guia.

Até agora estamos mais expectantes sobre o que Deus quer fazer conosco, agradecemos a Deus pelo fato de ter conhecido vocês, esta carta é para que vocês saibam um pouco onde estamos, mais na frente falarei da minha cidade, a cultura, as pessoas, e alguns fatos interesantes de viver na Venezuela, porque para um venezuelano que morou quase quatro anos no Brasil, voltar a Venezuela é toda uma aventura, e pregar o Evangelho todo um desafio que aceitamos com todo o coração para Glória do nosso Senhor.

Que Deus os abençoe, queremos saber de vocês também.

Roberto, Lizet, Fernando e Juan Marco

1 comentario:

Unknown dijo...

Olá Roberto, shalon!
É muito bom saber notiçias "suas" e o que Deus tem feito com vocês e através de vocês. Foi muito bom o tempo que moramos todos juntos no MTC: Lizet e Fê, meus companheiros de igreja domingo pela manha, você como meu líder de limpeza, misericordia, quanto dei duro naquela capela pra deixar o chão brilhando,kkk...
Ainda sim, era muito boa nossa comunhão. A nossa querida igreja do NAZARENO, tempo muito bom.
Obrigada por vocês existirem e fazerem parte da minha vida.
Até algum dia.
Em Cristo, Rosane (Rose).