jueves, 30 de enero de 2014

Neemias 1 - Lembra-te Senhor!

Estaré apresentando um resumo do Estudo do Livro de Neemias que está sendo ministrado nos sábados nos Cultos da Juventude.

Neemias 1:1-11 Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, (2) que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. (3) Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. (4) Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu, (5) e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: (6) Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; (7) na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. (8) Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; (9) mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. (10) Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. (11) Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)

Sobre Neemias

Ninguém sabe a tribo na qual Neemias pertencia, porem:
  1. Era copeiro do rei, o que mostrava que era uma pessoa de confiança para o rei.
  2. Estava com o rei na residência de inverno (Susã).
  3. Mesmo tendo uma boa condição económica e social, se preocupava pelo bem-estar do seu povo.
  4. Uma pessoa de profundas convicções religiosas e patrióticas.
  5. Uma pessoa que conhecia a Lei de Moisés, e sabia aplicar os mandamentos.

Capítulo 1 – Introdução ao Livro

No Capítulo 1 vemos as razões que levaram a Neemias a tomar decisões que mudariam sua vida e da sua nação.

Relatório de Hanâni (vv2 – 3)

Vejas as palavras:
  1. Situação moral do povo
    1. Aflição: bem poderia se chamar o estado de desgraça, dureza, tristeza, castigo, miséria
    2. Opróbrio, abominação, desonra e escarnio, vergonha.
  2. Situação física da cidade: sem proteção.
    1. Muro derribado
    2. Portas queimadas a fogo.
Mesmo que Jerusalém está assentada sobre os montes, que garantem uma proteção natural (Salmo 125), os muros e as portas reforçavam a segurança no período noturno, e protegia nos momentos de invasão de outros povos.
Uma cidade sem proteção era uma vergonha para seus habitantes, se sentiam humilhados e envergonhados perante os outros. Nabucodonosor derribou os muros e prendeu fogo às portas da cidade de Jerusalém, mas isso tinha acontecido há mais de 70 anos. Com Ciro o povo voltou da terra e teve permissão de construir o Templo, mas não fizeram nada com a cidade.
Não sabemos se a situação moral dos habitantes de Jerusalém era consequência do estado da cidade, ou vice-versa, mas o que sabemos é que a situação era pior do que Neemias poderia imaginar.

A Humilhação como estilo de vida.

Babilônia tinha feito o mesmo com os outros povos ao longo da história: destruía as cidades potencialmente perigosas, levando os nobres para a capital do Império, e deixando os pobres na cidade para que tenham gratidão eterna com o Rei. Os Persas mudaram o sistema, permitindo que os exilados voltassem as suas cidades, e as reedificaram, tendo gratidão por lhes permitir voltar as seus costumes antigos.
Mas os judeus em Jerusalém estavam humilhados demais para fazer alguma coisa, leia o Salmo 137 para que tenham uma ideia de como se sentiam no período Babilônico. Por outro lado, muitos deles fizeram negócios e prosperaram, assim como Jeremias tinha falado com eles na carta do capítulo 29, mas na hora de voltar, preferiram ficar com suas riquezas antes de procurar a restauração da cidade de Jerusalém.
A humilhação, a vergonha, o bullying como é chamado hoje, marca a vida de pessoas, cidades e nações. Por isso é difícil alguém se levantar quando sua vida foi exposta publicamente de forma vergonhosa. No final, a pessoa se acostuma a isso e gosta de ser zombado, ser julgado injustamente, perdendo seu valor e aceitando uma vida de dores e sofrimentos que vão fazer que ele sempre se sentisse indigno de algo bom.
Os humilhados vivem sempre se mostrando vulneráveis demais, sofridos, sem possibilidade de melhorar na vida nem de conseguir sonhos maiores, muito menos conseguem acreditar que Deus os amou e resgatou apesar dos pecados deles.
Os humilhados não podem ser confundidos com os “pobres de espírito” que Jesus falou no Sermão da Montanha, porque o pobre de espírito reconhece sua fraqueza e busca em Deus o seu favor e vida. O
humilhado busca a Deus como um coitado, não tem como louvá-lo nem agradecê-lo pelo seu perdão, porque não consegue entender que agora é filho e herdeiro. Obedece a Deus por medo a ser punido ao invés de fazê-lo como uma expressão de temor gerado pelo amor e gratidão. Faz tudo por obrigação e pelo desejo de ser reconhecido, e nunca por amor.
O povo de Jerusalém estava muito vulnerável emocionalmente para reparar no estado dos muros.
Alguém precisava mudar essa história: alguém que falasse ao povo que precisavam voltar a Deus de acordo aos ensinos da Lei do Senhor, e fazer o que estava na capacidade de cada um fazer.
Esse homem deveria sentir um profundo pesar pela situação espiritual do povo, uma identificação com sua terra, um temor de Deus que estivesse acima das limitações do povo, uma visão que o ajudasse a manter o foco nos momentos difíceis, um caráter que mostrasse quem é Deus, enfim, um homem de Deus que se coloca a favor do seu povo.
Esse homem era Neemias.

Reação de Neemias (vv 4 – 11).

Veja o que Neemias fez:
  1. Sentou-se, porque não tinha como ter forças pelo estado do povo e da cidade.
  2. Chorou e lamentou por alguns dias. Repare que não foi somente naquele momento, foram vários dias de quebrantamento e dor.
  3. Jejuou e orou a Deus. Buscou em Deus a força para continuar.

Oração de Neemias

A oração de Neemias é um modelo de oração nos momentos de angustia, seja pessoal, na Igreja, na cidade, na nação.
  1. É segundo a Palavra de Deus: sua oração está baseada no Livro de Deuteronômio (Deuteronômio 30:1-5 Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que pus diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações para onde o Senhor teu Deus te houver lançado, (2) e te converteres ao Senhor teu Deus, e obedeceres à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, (3) o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o senhor teu Deus. (4) Ainda que o teu desterro tenha sido para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e dali te tomará; (5) e o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.)
  2. Ele reconheceu quem é Deus:
    1. Deus sobre todo (Senhor do céu, Deus grande é temível)
    2. Deus verdadeiro (que guardas o pacto)
    3. Deus misericordioso e justo (e usas de misericórdia para com aqueles que amam e guardam os teus mandamentos)
    4. Deus bondoso (estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti).
  3. Ele reconheceu que o povo – incluindo ele – são pecadores.
    1. Confessando os pecados – e se identificando (os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa do meu pai pecamos)
    2. Define os pecados como não guardar a Lei dada ao povo (1.7)
    3. Apela a Palavra de Deus (Deuteronômio 30.1-5) para pedir por aqueles que clamam e temem ao Senhor... e para ter coragem para falar perante o rei (vv 10,11)

Como vencer a Humilhação

A resposta para a Humilhação de uma pessoa, de um povo, de uma nação, começa em Deus, buscando o seu rosto. A humilhação humana é quebrantada quando nos humilhamos perante Deus.
Não adianta tentar apelar a qualquer outro médio para isso, não são palavras de auto-ajuda que iam levantar ao povo, nem frases bonitas, Deus era a única pessoa que podia levantar os corações desse povo... Assim como hoje.
Veja o que Tiago fala:
Tiago 5:13 Está aflito alguém entre vós? Ore.
Voltar a Deus em oração é o primeiro passo da restauração. Para a gente tirar a poeira das nossas roupas por ter caído, precisamos do socorro de Deus. Por isso Jesus perguntou àquele cego o que ele queria que Jesus fizesse por ele, Jesus sabia, e o homem também, mas falar para Deus as nossas necessidades procurando a saída nele é o primeiro passo da restauração.

Pensemos nisto:

  1. Por que vemos tanta miséria ao nosso redor?
  2. Qual é a causa de tanta desigualdade?
  3. Por que pensamos que as coisas não vão mudar ao nosso redor?
  4. O que podemos fazer para tirar das pessoas aquela sensação de tedio pela vida, achando que nada pode mudar?
  5. Você não vive pelo acaso, Deus te colocou onde você está da mesma forma que Deus falou a Faraó: para revelar o poder do Senhor, o que você está fazendo para que isso aconteça?
  6. Neemias antes de tomar uma decisão importante, orou a Deus, o que nós fazemos?
  7. Neemias ficou dias sentindo a dor do seu povo, por que o nosso quebrantamento em Deus permanece até o momento em que deixamos de orar, e agimos depois como se nada aconteceu?
  8. Neemias é um exemplo de líder íntegro, aprendamos com ele.

No hay comentarios: