miércoles, 17 de septiembre de 2014

Natã, e a ousadia de ser diferente!

Natã foi um homem de Deus extraordinário, esquecido por muitos, ele foi um dos profetas da Corte durante o reinado de Davi. Amigo e conselhero, nunca deixou que a amizade com o Rei fosse um problema na hora de cumprir sua vocação como voz de Deus para o Rei.

Quando Davi teve a ideia de construir o templo, Natã apoiou a ideia, visto que o argumento do Rei era certo: "Eis que eu moro numa casa de cedro, enquanto que a arca de Deus dentro de uma tenda" (2 Samuel 7.2). O tabernáculo já estava velho por causa dos anos de serviço, e já Israel estabelecido na terra, e o reino confirmado, não precisava ser mais carrregado pelos levitas.

Porém, a vontade de Deus era outra, e assim manifestou o seu conselho a Natã, quem não teve reparos em falar para Davi que não seria ele quem construiria o Templo, mas o seu filho.

Depois, quando Davi adulterou com a Bate-Seba, e tudo o que veio para cobrir o fato com o posterior assassinato do marido dela, quem foi o chamado por Deus para confrontar o Rei? Natã foi o homem, quem não duvidou em encarar Davi pelo seus atos.

Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! [...] Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. (2 Samuel 12:7-9)
Acontecimentos bons também foram anunciados pelo profeta, o estabelecimento da monarquia, o nascimento e unção de Salomão como rei sucessor de Israel teve Natã como protagonista (2 Samuel 7 - 1 Reis 1). Não foi o único profeta que estava dentro do Palácio, mas ganhou destaque entre todos.

Sabemos que o papel da Igreja é anunciar proféticamente a Palavra de Deus ao mundo, confrontando o pecado e mostrando a redenção que há em Deus por meio de Cristo. Se quisermos ser agentes de mudança, precisamos entender que sempre estaremos como opositores ao sistema do mundo, e não devemos ter medo de denunciar o que precisa ser mudado dentro da nossa sociedade (uma leitura apurada dos Profetas pode nos ajudar nisto), e também devemos nos alegrar como os acertos que acontecem, porque também desfrutamos dos benefícios, e Deus é louvado nisso!

Por isso pense, é importante que não esqueçamos da nossa vocação. Como Igreja, continuemos orando pelos nossos governantes assim como está escrito (1 Timóteo 2.1-3), porém, se há algo para ser dito, não calemos! A Palavra de Deus nos encoraja a participar ativamente na sociedade, sem tomar partido pelas ideologias deste mundo.

Que Deus seja Glorificado na nossa vida!

No hay comentarios: