Sempre foi contrário aos discursos qe criam polarizar a platéia por questões políticas, econômicas, étnicas e sociais. Incluindo no quesito da fé (embora não abro mão sobre a singularidade do Cristianismo) a diversidade de pensamento deve ser discutida num ambiente de respeito e consideração.
Sei que o Brasil está num período de Campanha Eleitoral, e sempre há entre os candidatos o intuito de desmerecer o outro, mostrando fatos verdadeiros, e exagerando outros. Entre eles isso é normal, e até esperado entre os eleitores. Nas propagandas eleitorais, vemos como vão falando mais dos outros do que nas suas propostas. O que pode deixar o eleitor preocupado, será que no dia da eleição vai votar pelo melhor, ou no menos ruim para a nação? Isso é um grande dilema.
Há muitos anos, fui para o Congresso do meu país, o Capitólio, caminhando junto com o meu pai vi vários Deputados de partidos opostos conversando tranquilamente. Olhei para o meu pai pedindo uma explicação, e a resposta dele foi, mais ou menos, assim:
Eles lutam pelos seus ideiais, porém, fora do Congresso, muitos deles são amigos, embora pensem diferente.Grande verdade, inclusive hoje, num país tão polarizado como a Venezuela, muitos Deputados do Governo e da Oposição são amigos embora mantenham as diferenças.
Se você pensa que isso não acontece em outro país, e é só um fato venezuelano, se engana.
O mais triste de tudo é que cristãos, que pregam o amor de Deus e ao próximo, façam parte dessa polarização, e adotem o discurso de "nós contra eles". Nada mais fora do contexto bíblico, e que é um pecado que atenta a unidade da Igreja como Corpo de Cristo. É claro que podemos pensar diferentes - no final das contas somos seres pensantes e livres - porém, as nossas diferenças não devem ser maiores do que Aquilo que nos une: o Deus que nos salvou e resgatou.
Você quer fazer Campanha pelo seu candidato? Faça com liberalidade e com espírito proselitista, mas nunca criando contenda e divisão. Isso é pecado. Pense várias vezes antes de postar sobre o seu pensamento político, as vezes, es melhor assegurar as ideias antes do que ferir ao outro.
Que Deus abençoe o Brasil! E que possamos ver mais uma vez uma Jornada Eleitoral que seja de exemplo ao mundo.
PS: Pelo fato de ser estrangeiro, não posso exercer o Direito ao Voto.
No hay comentarios:
Publicar un comentario